Professor: Marcelo da Costa Alves E-mail: marcelocostaalves@prof.educacao.sp.gov.br Disciplina: Língua Portuguesa Turma: 1ª A, B, C e D
Roteiro de Atividades
Professor: Marcelo da Costa Alves
E-mail: marcelocostaalves@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: Língua Portuguesa
Turma: 1ª A, B, C e D
Prazo: 18/05/2020 a 29/05/2020
Unidade Temática: AAP Avaliação da Aprendizagem em Processo
Habilidades:
MP09 - Identificar recursos semânticos expressivos (figuras de linguagem:
ambiguidade, personificação) em um texto (verbetes de dicionário ou de
enciclopédia, notícia, poema).
MP08 - Identificar marcas linguísticas em um texto (verbetes de dicionário ou
de enciclopédia, notícia, poema), do ponto de vista do léxico, da morfologia ou
da sintaxe.
MP02 - Identificar ideias-chave em um texto (verbetes de dicionário ou de
enciclopédia, notícia, poema, foto).
MP06 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na
comparação entre textos (verbetes de dicionário ou de enciclopédia, notícia,
poema, foto) que se referem ao mesmo tema.
P17EMLP - Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e
de outras notações.
MP11 - Reconhecer o efeito de sentido produzido pela utilização de adjetivo,
substantivo, verbo em um texto (verbetes de dicionário ou de enciclopédia,
notícia, poema).
MP01 - Estabelecer relações entre textos verbais (verbetes de dicionário ou de
enciclopédia, notícia, poema) e/ou textos não verbais (foto).
P06EMLP - Identificar o tema em texto.
P07EMLP - Identificar a tese de um texto.
P12EMLP - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
Competências:
1- Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social,
variável, heterogêneo e sensível dos contextos de uso, reconhecendo- a
como meio de construção de identidades de seus usuários e da
comunidade a que pertencem.
Atividade: Realização das questões AAP, mediante leitura e entendimento dos
textos.
Orientações de estudo de língua portuguesa
Para desenvolver as atividades da AAP assistam primeiramente os vídeos e
leiam as explicações abaixo:
Vídeo 1. Ambiguidade.
https://youtu.be/42AvIDkee7I
Vídeo 2. Morfologia – Tempos e modos verbais.
https://youtu.be/pUXzG-Pg1iI
Vídeo 3. Pontuação-
https://youtu.be/ODkVN0kRciE
Vídeo 4. Figura de linguagem
https://youtu.be/n0e75nRstcU
https://youtu.be/Hi-2LNNg4SE
Vídeo 5. Identificar tema, título e tese
https://youtu.be/wLzyHn71GxQ
Professor: Marcelo da Costa Alves
E-mail: marcelocostaalves@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: Língua Portuguesa
Turma: 1ª A, B, C e D
Prazo: 18/05/2020 a 29/05/2020
Unidade Temática: AAP Avaliação da Aprendizagem em Processo
Habilidades:
MP09 - Identificar recursos semânticos expressivos (figuras de linguagem:
ambiguidade, personificação) em um texto (verbetes de dicionário ou de
enciclopédia, notícia, poema).
MP08 - Identificar marcas linguísticas em um texto (verbetes de dicionário ou
de enciclopédia, notícia, poema), do ponto de vista do léxico, da morfologia ou
da sintaxe.
MP02 - Identificar ideias-chave em um texto (verbetes de dicionário ou de
enciclopédia, notícia, poema, foto).
MP06 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na
comparação entre textos (verbetes de dicionário ou de enciclopédia, notícia,
poema, foto) que se referem ao mesmo tema.
P17EMLP - Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e
de outras notações.
MP11 - Reconhecer o efeito de sentido produzido pela utilização de adjetivo,
substantivo, verbo em um texto (verbetes de dicionário ou de enciclopédia,
notícia, poema).
MP01 - Estabelecer relações entre textos verbais (verbetes de dicionário ou de
enciclopédia, notícia, poema) e/ou textos não verbais (foto).
P06EMLP - Identificar o tema em texto.
P07EMLP - Identificar a tese de um texto.
P12EMLP - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
Competências:
1- Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social,
variável, heterogêneo e sensível dos contextos de uso, reconhecendo- a
como meio de construção de identidades de seus usuários e da
comunidade a que pertencem.
Atividade: Realização das questões AAP, mediante leitura e entendimento dos
textos.
Orientações de estudo de língua portuguesa
Para desenvolver as atividades da AAP assistam primeiramente os vídeos e
leiam as explicações abaixo:
Vídeo 1. Ambiguidade.
https://youtu.be/42AvIDkee7I
Vídeo 2. Morfologia – Tempos e modos verbais.
https://youtu.be/pUXzG-Pg1iI
Vídeo 3. Pontuação-
https://youtu.be/ODkVN0kRciE
Vídeo 4. Figura de linguagem
https://youtu.be/n0e75nRstcU
https://youtu.be/Hi-2LNNg4SE
Vídeo 5. Identificar tema, título e tese
https://youtu.be/wLzyHn71GxQ
Comentários
Postar um comentário