Professor: Marcelo da Costa Alves E-mail: marcelocostaalves@prof.educacao.sp.gov.br Disciplina: Língua Portuguesa Turma: 2ª A e B
Roteiro de Atividades
Professor: Marcelo da Costa Alves
E-mail: marcelocostaalves@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: Língua Portuguesa
Turma: 2ª A e B
Prazo: 18/05/2020 a 29/05/2012
Unidade Temática: AAP Avaliação da Aprendizagem em Processo
Habilidades:
MP04 - Identificar posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao
mesmo fato ou ao tema em textos (letra de música, trecho de romance, teatro,
poema, conto, notícia, artigo de opinião, anúncio, cartaz).
MP02 - Identificar o público-alvo de um texto (letra de música, trecho de
romance, teatro, poema, conto, notícia, artigo de opinião, anúncio, cartaz).
MP10 - Reconhecer o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos
morfossintáticos (conjunção, períodos simples e compostos) em um texto (letra
de música, trecho de romance, teatro, poema, conto, notícia, artigo de opinião,
anúncio, cartaz).
P15EMLP – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto,
marcadas por conjunções, advérbios etc.
P06EMLP – Identificar o tema de um texto.
MP07 – Reconhecer a presença de valores culturais, sociais e/ou humanos em
textos literários.
MP05 – Inferir informação implícita em textos (letra de música, trecho de
romance, teatro, poema, conto, notícia, artigo de opinião, anúncio, cartaz).
P18EMLP – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma
determinada palavra ou expressão.
MP08 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na
comparação entre textos (letra de música, trecho de romance, teatro, poema,
conto, notícia, artigo de opinião, anúncio, cartaz) que se referem ao mesmo
tema.
P17EMLP – Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e
outras notações.
Competências:
1- Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social,
variável, heterogêneo e sensível dos contextos de uso, reconhecendo- a
como meio de construção de identidades de seus usuários e da
comunidade a que pertencem.
Atividade: Realização das questões AAP, mediante leitura e entendimento dos
textos.
Orientações de estudo de língua portuguesa
Para desenvolver as atividades da AAP assistam primeiramente os vídeos e
leiam as explicações abaixo:
Vídeo 1. Texto publicitário.
https://youtu.be/Cq74uTITEzI
Vídeo 2. Recursos Morfossintáticos – Conjunção, períodos simples e
compostos.
https://youtu.be/PnRvHAm1w-U
https://youtu.be/tCoaqWAaOKk
Vídeo 3. Pontuação-
https://youtu.be/ODkVN0kRciE
Vídeo 4. Identificar tema, título e tese
https://youtu.be/wLzyHn71GxQ
Professor: Marcelo da Costa Alves
E-mail: marcelocostaalves@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: Língua Portuguesa
Turma: 2ª A e B
Prazo: 18/05/2020 a 29/05/2012
Unidade Temática: AAP Avaliação da Aprendizagem em Processo
Habilidades:
MP04 - Identificar posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao
mesmo fato ou ao tema em textos (letra de música, trecho de romance, teatro,
poema, conto, notícia, artigo de opinião, anúncio, cartaz).
MP02 - Identificar o público-alvo de um texto (letra de música, trecho de
romance, teatro, poema, conto, notícia, artigo de opinião, anúncio, cartaz).
MP10 - Reconhecer o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos
morfossintáticos (conjunção, períodos simples e compostos) em um texto (letra
de música, trecho de romance, teatro, poema, conto, notícia, artigo de opinião,
anúncio, cartaz).
P15EMLP – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto,
marcadas por conjunções, advérbios etc.
P06EMLP – Identificar o tema de um texto.
MP07 – Reconhecer a presença de valores culturais, sociais e/ou humanos em
textos literários.
MP05 – Inferir informação implícita em textos (letra de música, trecho de
romance, teatro, poema, conto, notícia, artigo de opinião, anúncio, cartaz).
P18EMLP – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma
determinada palavra ou expressão.
MP08 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na
comparação entre textos (letra de música, trecho de romance, teatro, poema,
conto, notícia, artigo de opinião, anúncio, cartaz) que se referem ao mesmo
tema.
P17EMLP – Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e
outras notações.
Competências:
1- Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social,
variável, heterogêneo e sensível dos contextos de uso, reconhecendo- a
como meio de construção de identidades de seus usuários e da
comunidade a que pertencem.
Atividade: Realização das questões AAP, mediante leitura e entendimento dos
textos.
Orientações de estudo de língua portuguesa
Para desenvolver as atividades da AAP assistam primeiramente os vídeos e
leiam as explicações abaixo:
Vídeo 1. Texto publicitário.
https://youtu.be/Cq74uTITEzI
Vídeo 2. Recursos Morfossintáticos – Conjunção, períodos simples e
compostos.
https://youtu.be/PnRvHAm1w-U
https://youtu.be/tCoaqWAaOKk
Vídeo 3. Pontuação-
https://youtu.be/ODkVN0kRciE
Vídeo 4. Identificar tema, título e tese
https://youtu.be/wLzyHn71GxQ
Comentários
Postar um comentário