MATEMÁTICA - 8° ano C -PROFESSORA: Elisangela de Oliveira Nunes Fernandes
PROFESSORA: Elisangela de Oliveira Nunes Fernandes
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
TURMA: 8° ano C
Roteiro de atividades a serem realizadas em casa pelos alunos devido a
pandemia de corona vírus.
UNIDADE TEMÁTICA: Potenciação e Radiciação.
HABILIDADES:
(EF08MA02) Resolver e elaborar situações-problema usando a relação entre
potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente
fracionário.
ATIVIDADES
Questão1: Em 8² = 64, responda às seguintes perguntas:
a) Qual é a base?
b) Qual é o expoente?
c) Qual é a potência?
Questão2: Escreva na forma de potência, depois dê os resultados:
a) 6 · 6 · 6 · 6 =
b) 9 · 9 =
c) 7 · 7 · 7 · 7 · 7 · 7 · 7 · 7 =
d) a · a · a · a · a =
Questão3: Calcule o que se pede:
a) O quadrado de 15;
b) O dobro de 15;
c) O cubo de 8;
d) O triplo de 8;
Questão 4: Calcule:
a) √ 400 = b) √121 =
c) √144 = d) √169 =
e) √225 = f) √625 =
Questão 5: Calcule o valor das expressões :
a) 35 + 5²= b) 50 - 4² =
c) -18 + 10² = d) -6² + 20 =
e) -12 - 1⁷ = f) -2⁵ - 40 =
Questão 6: Reduza a uma só potência:
a) 5⁶. 5² = b) x⁷. x⁸=
c) x⁵ .x³ . x = d) m⁷ . m⁰ . m⁵ =
e) a . a² . a = f) 2⁴ . 2 . 2⁹ =
Questão 7: Encontre as potências de:
a) (-3)⁷ : (-3)² = b) (+4)¹⁰ : (+4)³ =
c) (-5)⁶ : (-5)² = d) (+3)⁹ : (+3) =
e) (-2)⁸ : (-2)⁵ = f) (-3)⁷ : (-3) =.
Questão 8:Aplique a propriedade da potência de potência:
a) [(-4)² ]³ = b) [(+5)³ ]⁴ =
c) [(-3)³ ]² = d) [(-7)³ ]³ =
e) [(+2)⁴ ]⁵ = f) [(-7)⁵ ]³ =
Questão 9: Calcule:
a) √25 + √16 = b) √9 - √49 =
c) √1 + √0 = d) √100 - √81 + √4 =
e) -√36 + √121 + √9 = f) √144 + √169 -√81 =
Questão 10: Verifique se há a raiz dos seguintes números:
a) √4 = b) √-4 =
c) -√4 = d) √64 =
e) √-64 = f) -√64 =
Questão 11: Se você elevar o número 6 ao expoente encontrará 216. Qual o valor do
expoente n?
Questão 12: O prédio onde Jacira mora tem 4 andares em cada andar ha 4 apartamentos
para cada apartamento há 4 vagas na garagem como posso representa em forma de
potência o número de vagas desse prédio e quantas são?
Questão 13:
Seu João deseja cercar um terreno quadrado de área de 484 m², sem porteira e pretende
colocar 6 voltas de arame farpado e precisa saber quantos metrosd e arame vai usar,
ajude-o a encontrar:
Questão 14: Elabore e escreva um problema envolvendo cálculos com potências de
expoente fracionário.
OBS: Fazer o trabalho que eu passei antes de acontecer esse ocorrido (pandemia), e
mais essas atividades.
SUGESTÃO: Utilizar o caderno do aluno SP faz escola, caderno de matemática, livro
didático, e assistir vídeo aulas: youtube (potenciação e radiciação).
Bons estudos!
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
TURMA: 8° ano C
Roteiro de atividades a serem realizadas em casa pelos alunos devido a
pandemia de corona vírus.
UNIDADE TEMÁTICA: Potenciação e Radiciação.
HABILIDADES:
(EF08MA02) Resolver e elaborar situações-problema usando a relação entre
potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente
fracionário.
ATIVIDADES
Questão1: Em 8² = 64, responda às seguintes perguntas:
a) Qual é a base?
b) Qual é o expoente?
c) Qual é a potência?
Questão2: Escreva na forma de potência, depois dê os resultados:
a) 6 · 6 · 6 · 6 =
b) 9 · 9 =
c) 7 · 7 · 7 · 7 · 7 · 7 · 7 · 7 =
d) a · a · a · a · a =
Questão3: Calcule o que se pede:
a) O quadrado de 15;
b) O dobro de 15;
c) O cubo de 8;
d) O triplo de 8;
Questão 4: Calcule:
a) √ 400 = b) √121 =
c) √144 = d) √169 =
e) √225 = f) √625 =
Questão 5: Calcule o valor das expressões :
a) 35 + 5²= b) 50 - 4² =
c) -18 + 10² = d) -6² + 20 =
e) -12 - 1⁷ = f) -2⁵ - 40 =
Questão 6: Reduza a uma só potência:
a) 5⁶. 5² = b) x⁷. x⁸=
c) x⁵ .x³ . x = d) m⁷ . m⁰ . m⁵ =
e) a . a² . a = f) 2⁴ . 2 . 2⁹ =
Questão 7: Encontre as potências de:
a) (-3)⁷ : (-3)² = b) (+4)¹⁰ : (+4)³ =
c) (-5)⁶ : (-5)² = d) (+3)⁹ : (+3) =
e) (-2)⁸ : (-2)⁵ = f) (-3)⁷ : (-3) =.
Questão 8:Aplique a propriedade da potência de potência:
a) [(-4)² ]³ = b) [(+5)³ ]⁴ =
c) [(-3)³ ]² = d) [(-7)³ ]³ =
e) [(+2)⁴ ]⁵ = f) [(-7)⁵ ]³ =
Questão 9: Calcule:
a) √25 + √16 = b) √9 - √49 =
c) √1 + √0 = d) √100 - √81 + √4 =
e) -√36 + √121 + √9 = f) √144 + √169 -√81 =
Questão 10: Verifique se há a raiz dos seguintes números:
a) √4 = b) √-4 =
c) -√4 = d) √64 =
e) √-64 = f) -√64 =
Questão 11: Se você elevar o número 6 ao expoente encontrará 216. Qual o valor do
expoente n?
Questão 12: O prédio onde Jacira mora tem 4 andares em cada andar ha 4 apartamentos
para cada apartamento há 4 vagas na garagem como posso representa em forma de
potência o número de vagas desse prédio e quantas são?
Questão 13:
Seu João deseja cercar um terreno quadrado de área de 484 m², sem porteira e pretende
colocar 6 voltas de arame farpado e precisa saber quantos metrosd e arame vai usar,
ajude-o a encontrar:
Questão 14: Elabore e escreva um problema envolvendo cálculos com potências de
expoente fracionário.
OBS: Fazer o trabalho que eu passei antes de acontecer esse ocorrido (pandemia), e
mais essas atividades.
SUGESTÃO: Utilizar o caderno do aluno SP faz escola, caderno de matemática, livro
didático, e assistir vídeo aulas: youtube (potenciação e radiciação).
Bons estudos!
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