Língua Portuguesa- Prof Liliane Brito - Turmas: 8ª ano A e 8ª ano C
E.E. Chojiro Segawa
ROTEIRO DE ATIVIDADES A SEREM
REALIZADAS EM CASA PELOS ALUNOS, DEVIDO A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS
Professora:
Liliane Brito dos Santos
Disciplina: Língua Portuguesa Turmas: 8ª ano A e 8ª ano C
Unidade Temática:
Textos Argumentativos; Análise Linguística/Semiótica.
HABILIDADES:
(EF08LP13B) – Utilizar recursos de coesão sequencial: Conjunções e articuladores
textuais em práticas de escrita.
(EF08LP03B) – Utilizar articuladores de
coesão que marquem relações de oposição, exem-plificações, ênfase.
(EF08LP03A) – Produzir artigos de opinião,
tendo em vista o contexto de produção dado e a defesa de um ponto de vista.
Para início deste estudo assistam os links abaixo sobre
conjunções coordenadas e coesão sequencial, prestem bastante atenção: Obs: quem tem acesso a internet assistam,
quem não tem pesquisem no livro didático: “Se lígue na Língua”.
Exercícios:
Questão 1
(Enem-2011)
Cultivar um estilo de vida saudável é extremamente importante para diminuir o
risco de infarto, mas também de problemas como morte súbita e derrame.
Significa que manter uma alimentação saudável e praticar atividade física
regularmente já reduz, por si só, as chances de desenvolver vários problemas.
Além disso, é importante para o controle da pressão arterial, dos níveis de
colesterol e de glicose no sangue. Também ajuda a diminuir o estresse e
aumentar a capacidade física, fatores que, somados, reduzem as chances de
infarto. Exercitar-se, nesses casos, com acompanhamento médico e moderação, é
altamente recomendável. ATALIA, M. Nossa
vida. Época . 23 mar. 2009.
As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo
relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se, no
fragmento, que:
a) a
expressão “Além disso” marca uma sequenciação de ideias.
b) o
conectivo “mas também” inicia oração que exprime ideia de contraste.
c) o
termo “como”, em “como morte súbita e derrame”, introduz uma generalização.
d) o
termo “Também” exprime uma justificativa.
e) o
termo “fatores” retoma coesivamente “níveis de colesterol e de glicose no
sangue”.
Questão 2
Na
frase “Quando ocorreu o encontro entre as civilizações pré-colombianas
e pré-cabralianas, os colonizadores foram capazes de superar a tragédia do
enfrentamento...”, a conjunção destacada pode ser substituída, sem alteração de
sentido, por:
a)
assim que
b)
contudo
c)
à medida que
d)
antes que
Indique
em qual das frases a coesão sequencial desde
que tem valor de tempo:
a)
Desde que você
apresente justificativa poderá faltar à reunião.
b)
Estamos morando aqui
desde que a cidade foi fundada.
c)
Poderá viajar desde
que consiga comprar as passagens.
d)
Desde que passe a
ser verdadeiro, passaremos a acreditar em você.
No
período – “Desde
que você fique calma, conseguiremos
levar nossa conversa adiante.” A coesão sequencial grifada introduz ideia de:
a)
Concessão
b)
Consequência
c)
Comparação
d)
Condição
Questão 3
Em
“Embora
ela tivesse sido alta e clara”, a conjunção imprime:
a)
Causa
b)
Condição
c)
Concessão
d)
Finalidade
Classifique as orações coordenadas segundo o código
expresso abaixo:
( ) Preparou-se
muito bem para a avaliação, logo obterá um ótimo resultado.
( ) Márcia é alegre e bastante extrovertida.
( ) Ora estuda, ora trabalha na empresa comandada pela própria
família.
( ) Não pôde comparecer à festa, porque não
estava se sentindo muito bem.
( ) Não compareceu à reunião, porém
tratou logo de enviar as devidas justificativas.
(1) Oração
coordenada sindética adversativa
(2) Oração
coordenada sindética aditiva
(3) Oração
coordenada sindética explicativa
(4) Oração
coordenada sindética alternativa (5) Oração coordenada sindética conclusiva.
Comentários
Postar um comentário