CIÊNCIAS - 8º ANO - Professor: Semeir Aparecida Wingeter Correia
Professor: Semeir Aparecida Wingeter Correia
Disciplina: Ciências Turma:8° ano A, C e D
Unidade Temática: Matéria e energia
Habilidades:
(EF08CI01) identificar e classificar diferentes fontes, renováveis e não renováveis e comparar
como a energia é utilizada em residências, comunidades ou cidades em relação aos princípios
da sustentabilidade.
(EF08CI03) classificar equipamentos elétricos residenciais, tais como chuveiro, ferro,
Lâmpadas, tv, rádio, geladeira e outros, de acordo com o tipo de transformação de energia
elétrica (elétrica para as energias térmica, luminosa, sonora e mecânica).
(EF08CI06B) identificar e analisar semelhanças e diferenças entre as diversas modalidades de
energia (mecânica, térmica, sonora, elétrica, eólica, solar, luminosa, nuclear, etc.), bem como
os seus respectivos impactos socioambientais.
Atividade 1: Vamos revisar?
1. O que é energia?
2. O que são sistemas Aberto, Fechado e Isolado?
3. Por que a energia é medida em joules?
4. Qual a relação entre Trabalho e Energia?
5. Qual a relação entre Potência e Trabalho?
Atividade 2: Agora que já revisamos, lembra do trabalho que havia passado. Esse é o momento
ideal: Assistir ao vídeo no youtube: “A viagem da eletricidade”. É uma série com 26 episódios
de 5 minutos mais ou menos cada um. Assistam 3 por dia +ou-, e façam relatórios sempre
grifando o que não conseguiram entender, ao terminar façam uma capa com nome e série.
Entregue quando as aulas voltarem.
Disciplina: Ciências Turma:8° ano A, C e D
Unidade Temática: Matéria e energia
Habilidades:
(EF08CI01) identificar e classificar diferentes fontes, renováveis e não renováveis e comparar
como a energia é utilizada em residências, comunidades ou cidades em relação aos princípios
da sustentabilidade.
(EF08CI03) classificar equipamentos elétricos residenciais, tais como chuveiro, ferro,
Lâmpadas, tv, rádio, geladeira e outros, de acordo com o tipo de transformação de energia
elétrica (elétrica para as energias térmica, luminosa, sonora e mecânica).
(EF08CI06B) identificar e analisar semelhanças e diferenças entre as diversas modalidades de
energia (mecânica, térmica, sonora, elétrica, eólica, solar, luminosa, nuclear, etc.), bem como
os seus respectivos impactos socioambientais.
Atividade 1: Vamos revisar?
1. O que é energia?
2. O que são sistemas Aberto, Fechado e Isolado?
3. Por que a energia é medida em joules?
4. Qual a relação entre Trabalho e Energia?
5. Qual a relação entre Potência e Trabalho?
Atividade 2: Agora que já revisamos, lembra do trabalho que havia passado. Esse é o momento
ideal: Assistir ao vídeo no youtube: “A viagem da eletricidade”. É uma série com 26 episódios
de 5 minutos mais ou menos cada um. Assistam 3 por dia +ou-, e façam relatórios sempre
grifando o que não conseguiram entender, ao terminar façam uma capa com nome e série.
Entregue quando as aulas voltarem.
Comentários
Postar um comentário