MATEMÁTICA TURMAS: 9° ano A e B - PROFESSORA: Elisangela de Oliveira Nunes Fernandes
PROFESSORA: Elisangela de Oliveira Nunes Fernandes
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
TURMAS: 9° ano A e B
Roteiro de atividade a serem realizados em casa pelos alunos devido a
pandemia de corona vírus:
UNIDADE TEMÁTICA:
-Razão entre grandezas de espécies diferentes
- Grandezas diretamente proporcionadas e grandezas inversamente proporcionais.
- Demonstrações de relações entre os ângulos formadas por retas paralelas interceptadas
por uma transversal.
HABILIDADES:
(EF09MA07) Resolver situações problema que envolvam a razão entre duas grandezas
de espécies diferentes como velocidade e densidade demográfica
(EF0MA07) Resolver e elaborar situações problema que envolvam relações de
proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas inclusive escala,
divisão em partes proporcionais e taxa de variação, em contextos socioculturais,
ambientais e outras áreas.
(EF09MA10) Demostrar relações simples entre os ângulos formados por retas paralelas
cortadas por uma transversal
SUGESTÃO: Assistir uma vídeo aula no youtube: Markoni Heringli como fazer uma
planta baixa passo a passo?
Caderno do aluno SP faz escola
ATIVIDADE 1: Conhecendo a planta baixa
Exercício 1.1 - a, b e c página 27
ATIVIDADE 2: Os mapas e as plantas arquitetônicas, escalas diretamente
proporcionais
Exercícios: 2.1, 2.2 e 2.3 página 28
ATIVIDADE 3: O uso da criatividade na elaboração de situações problema
Exercícios 3.1 e 3.2 página 29
SUGESTÃO: Assistir uma vídeo aula no youtube: retas paralelas cortadas por uma
transversal – Brasil Escola (professor Pedro Italo Vaz).
Situação de aprendizagem 5.
Atividade 1: Relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas pela reta
transversal
Exercícios 1.1 e 1.2 página 30
Primeira parte: Vamos rever e aprofundar nossos estudos sobre Números Racionais.
Inicialmente, quem julgar necessário, faça uma revisão: preliminares sobre o conceito
de frações, assistindo ao vídeo disponível no site 1 abaixo. Se não sentir necessidade, vá
para o vídeo disponível no site 2. Basta marcar o site, dar um Ctrl C e, depois, ir na
barra de endereços e dar um Ctrl V e, finalmente, Enter. Pular anúncios e, bons estudos.
Site1:https://www.youtube.com/watch?v=ZUUbYi53u_U
Site2:https://www.youtube.com/watchreload=9&v=Ty0wbCLqKOw
Segunda parte: Vamos, agora, recordar a transformação de um número escrito na forma
decimal para a forma de fração. Assista à videoaula encontrada no site 3.
Site3:https://www.youtube.com/watch?v=X6MxNW9fM2M
Terceira parte: Finalmente, vamos estudar operações com frações e alguns problemas de
aplicação. Assista, agora, ao vídeo do site 4.
Site4:https://www.youtube.com/watch?v=u4uAsW2nJCM
Quarta parte: Tendo estudado toda essa teoria, vamos praticar, resolvendo a lista de
exercícios proposta abaixo. Qualquer dúvida, vamos conversando.
1 - Numa turma do colégio, 12 alunos gostam de azul, 1/5 da turma gosta de verde e 1/2
da turma gosta de amarelo. Calcule a quantidade de alunos que existem na sala.
2 - Em uma sala de aula com 10 alunos, 3/5 tiraram nota acima de 7 numa prova de
matemática. 1/5 foram reprovados, pois tiraram notas abaixo de 5. Calcule a quantidade
de alunos que tiraram notas 5, 6 ou 7.
3 - Se um operário trabalha regularmente 40 horas por semana e durante uma demanda
de trabalho ele precisou fazer 10 horas extras, qual a fração equivalente às horas extras?
4 - Sabendo que 3/5 da idade de Roberta equivale a 9 anos, determine a sua idade.
5 - Qual alternativa representa a fração 9/2 em números decimais?
(a) 3,333 (b) 4,25 (c) 5,01 (d) 4,5
6 - Represente as frações nas suas respectivas representações decimais.
(a)3/1000 (b) 2367/100 (c)129/1000 (d) 25/99 (e) 2/7
7 - Qual é a diferença entre os números decimais 724,96 e 242,12?
8 - Transforme os números decimais em frações
a) 0,4 b) 7,3 c) 4,29 d) 0,674 e) 8,436 f) 69,37 g) 15,3 h) 0,08 i) 0,25252...
9 - João Carlos é operário e seu salário é de apenas 520 reais por mês. Gasta com
aluguel e com alimentação da família. Esse mês ele teve uma despesa extra: do seu
salário foram gastos com remédios. Sobrou dinheiro? Quanto?
10 - Em uma convocação para a seleção brasileira de basquete, verificou-se que 4/9 dos
jogadores convocados eram de clubes paulistas, 1/3 era de clubes cariocas e os 4
restantes eram de clubes de outros estados. Quantos jogadores foram convocados?
11 - Das figurinhas que eu possuía, 3/7 eu perdi e 2/5 foram dadas ao meu irmão,
ficando 72 delas comigo. Quantas figurinhas eu possuía?
OBS: tinha pedido para fazer em grupo, devido ao ocorrido (pandemia), fazer individual
“Até por que é cada um na sua casa.”
SUGESTÃO: Para realizar as atividades vocês podem utilizar a internet, livro didático,
e o caderno...
Bons estudos!
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
TURMAS: 9° ano A e B
Roteiro de atividade a serem realizados em casa pelos alunos devido a
pandemia de corona vírus:
UNIDADE TEMÁTICA:
-Razão entre grandezas de espécies diferentes
- Grandezas diretamente proporcionadas e grandezas inversamente proporcionais.
- Demonstrações de relações entre os ângulos formadas por retas paralelas interceptadas
por uma transversal.
HABILIDADES:
(EF09MA07) Resolver situações problema que envolvam a razão entre duas grandezas
de espécies diferentes como velocidade e densidade demográfica
(EF0MA07) Resolver e elaborar situações problema que envolvam relações de
proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas inclusive escala,
divisão em partes proporcionais e taxa de variação, em contextos socioculturais,
ambientais e outras áreas.
(EF09MA10) Demostrar relações simples entre os ângulos formados por retas paralelas
cortadas por uma transversal
SUGESTÃO: Assistir uma vídeo aula no youtube: Markoni Heringli como fazer uma
planta baixa passo a passo?
Caderno do aluno SP faz escola
ATIVIDADE 1: Conhecendo a planta baixa
Exercício 1.1 - a, b e c página 27
ATIVIDADE 2: Os mapas e as plantas arquitetônicas, escalas diretamente
proporcionais
Exercícios: 2.1, 2.2 e 2.3 página 28
ATIVIDADE 3: O uso da criatividade na elaboração de situações problema
Exercícios 3.1 e 3.2 página 29
SUGESTÃO: Assistir uma vídeo aula no youtube: retas paralelas cortadas por uma
transversal – Brasil Escola (professor Pedro Italo Vaz).
Situação de aprendizagem 5.
Atividade 1: Relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas pela reta
transversal
Exercícios 1.1 e 1.2 página 30
Primeira parte: Vamos rever e aprofundar nossos estudos sobre Números Racionais.
Inicialmente, quem julgar necessário, faça uma revisão: preliminares sobre o conceito
de frações, assistindo ao vídeo disponível no site 1 abaixo. Se não sentir necessidade, vá
para o vídeo disponível no site 2. Basta marcar o site, dar um Ctrl C e, depois, ir na
barra de endereços e dar um Ctrl V e, finalmente, Enter. Pular anúncios e, bons estudos.
Site1:https://www.youtube.com/watch?v=ZUUbYi53u_U
Site2:https://www.youtube.com/watchreload=9&v=Ty0wbCLqKOw
Segunda parte: Vamos, agora, recordar a transformação de um número escrito na forma
decimal para a forma de fração. Assista à videoaula encontrada no site 3.
Site3:https://www.youtube.com/watch?v=X6MxNW9fM2M
Terceira parte: Finalmente, vamos estudar operações com frações e alguns problemas de
aplicação. Assista, agora, ao vídeo do site 4.
Site4:https://www.youtube.com/watch?v=u4uAsW2nJCM
Quarta parte: Tendo estudado toda essa teoria, vamos praticar, resolvendo a lista de
exercícios proposta abaixo. Qualquer dúvida, vamos conversando.
1 - Numa turma do colégio, 12 alunos gostam de azul, 1/5 da turma gosta de verde e 1/2
da turma gosta de amarelo. Calcule a quantidade de alunos que existem na sala.
2 - Em uma sala de aula com 10 alunos, 3/5 tiraram nota acima de 7 numa prova de
matemática. 1/5 foram reprovados, pois tiraram notas abaixo de 5. Calcule a quantidade
de alunos que tiraram notas 5, 6 ou 7.
3 - Se um operário trabalha regularmente 40 horas por semana e durante uma demanda
de trabalho ele precisou fazer 10 horas extras, qual a fração equivalente às horas extras?
4 - Sabendo que 3/5 da idade de Roberta equivale a 9 anos, determine a sua idade.
5 - Qual alternativa representa a fração 9/2 em números decimais?
(a) 3,333 (b) 4,25 (c) 5,01 (d) 4,5
6 - Represente as frações nas suas respectivas representações decimais.
(a)3/1000 (b) 2367/100 (c)129/1000 (d) 25/99 (e) 2/7
7 - Qual é a diferença entre os números decimais 724,96 e 242,12?
8 - Transforme os números decimais em frações
a) 0,4 b) 7,3 c) 4,29 d) 0,674 e) 8,436 f) 69,37 g) 15,3 h) 0,08 i) 0,25252...
9 - João Carlos é operário e seu salário é de apenas 520 reais por mês. Gasta com
aluguel e com alimentação da família. Esse mês ele teve uma despesa extra: do seu
salário foram gastos com remédios. Sobrou dinheiro? Quanto?
10 - Em uma convocação para a seleção brasileira de basquete, verificou-se que 4/9 dos
jogadores convocados eram de clubes paulistas, 1/3 era de clubes cariocas e os 4
restantes eram de clubes de outros estados. Quantos jogadores foram convocados?
11 - Das figurinhas que eu possuía, 3/7 eu perdi e 2/5 foram dadas ao meu irmão,
ficando 72 delas comigo. Quantas figurinhas eu possuía?
OBS: tinha pedido para fazer em grupo, devido ao ocorrido (pandemia), fazer individual
“Até por que é cada um na sua casa.”
SUGESTÃO: Para realizar as atividades vocês podem utilizar a internet, livro didático,
e o caderno...
Bons estudos!
Comentários
Postar um comentário