CIÊNCIAS - 9º ANO A,B,C,D - Professor: Semeir Aparecida Wingeter Correia
Professor: Semeir Aparecida Wingeter Correia
Disciplina: Ciências Turma: 9°ano A, B, C e D
Unidade Temática Matéria e energia
Habilidades:
(EF09CI01) investigar as mudanças do estado físico da matéria para explicar e representar
essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica
(EF09CI02) identificar e comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em
transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.
(EF09CI03) identificar e descrever modelos referentes a estrutura da matéria, de modo a
conhecer a constituição do átomo e composição de moléculas simples e comparar estes
modelos a outros propostos ao longo da história das descobertas científicas.
Atividade 1: Consultando seu caderno responda as questões:
1.O que é propriedade geral da matéria?
2. O que é massa?
3. O que é volume?
4. Explique a que são as propriedades de compressibilidade, divisibilidade, impenetrabilidade e
elasticidade.
5. O que é Inércia?
6. O que é densidade?
Atividade 2: “ A matéria e os átomos”
Tudo o que está em nossa volta, existente na natureza são considerados Matéria. E toda
matéria é constituída por pequenas unidades, e essas pequenas unidades os cientistas
chamaram de Átomos que significa indivisível. Os núcleos do átomo são feitos de prótons, que
tem carga positiva e nêutrons que não tem carga elétrica, isso quer dizer que o núcleo tem
carga positiva. Orbitando o núcleo estão partículas com pouca massa que tem cargas
negativas; são os elétrons.
Pesquise e responda em forma de texto:
a) Quem foi Empédocles? No que ele acreditava?
b) Quem foram os alquimistas? Quais eram as principais descobertas que pretendiam
fazer?
c) Quais filósofos discutiram sobre os átomos? O que eles diziam?
Obs. Todas atividades devem ser anotadas no caderno.
Disciplina: Ciências Turma: 9°ano A, B, C e D
Unidade Temática Matéria e energia
Habilidades:
(EF09CI01) investigar as mudanças do estado físico da matéria para explicar e representar
essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica
(EF09CI02) identificar e comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em
transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.
(EF09CI03) identificar e descrever modelos referentes a estrutura da matéria, de modo a
conhecer a constituição do átomo e composição de moléculas simples e comparar estes
modelos a outros propostos ao longo da história das descobertas científicas.
Atividade 1: Consultando seu caderno responda as questões:
1.O que é propriedade geral da matéria?
2. O que é massa?
3. O que é volume?
4. Explique a que são as propriedades de compressibilidade, divisibilidade, impenetrabilidade e
elasticidade.
5. O que é Inércia?
6. O que é densidade?
Atividade 2: “ A matéria e os átomos”
Tudo o que está em nossa volta, existente na natureza são considerados Matéria. E toda
matéria é constituída por pequenas unidades, e essas pequenas unidades os cientistas
chamaram de Átomos que significa indivisível. Os núcleos do átomo são feitos de prótons, que
tem carga positiva e nêutrons que não tem carga elétrica, isso quer dizer que o núcleo tem
carga positiva. Orbitando o núcleo estão partículas com pouca massa que tem cargas
negativas; são os elétrons.
Pesquise e responda em forma de texto:
a) Quem foi Empédocles? No que ele acreditava?
b) Quem foram os alquimistas? Quais eram as principais descobertas que pretendiam
fazer?
c) Quais filósofos discutiram sobre os átomos? O que eles diziam?
Obs. Todas atividades devem ser anotadas no caderno.
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