ATIVIDADE SOCIOLOGIA 3º ANO A e B


                  Atividades de Sociologia ( EXERCÍCIO 1) 

Abaixo temos um texto escrito pela jornalista Ruth Manus, a ideia é informar principais práticas e maneiras diante da pandemia que estamos vivendo. Leia o texto devagar, depois escolha entre os 10 pontos citados os que te chamaram atenção e produza um texto tendo sua opinião sobre essa situação que o texto aborda, ou seja, nosso comportamento diante da pandemia do novo coronavírus.

Pequeno manual para não ser um idiota em tempos de coronavírus
Ruth Manus

Pense que há pessoas colocando a vida em risco em nome do nosso bem-estar. E se você não for capaz de relativizar suas vontades mesmo assim, saiba que você é um raio de um egoísta.

Já não dá para negar. As coisas estão complicadas. Está difícil em Portugal e também está começando a complicar no Brasil. Surtar não adianta. Mas fingir que nada está acontecendo também não. Viver em sociedade nos traz muitos ganhos, mas, ao mesmo tempo, requer, por vezes, alguns sacrifícios. Por isso mesmo, talvez esse pequeno manual possa ser útil. Vamos lá.

1-Não seja um dos “machões do coronavírus”. Não diga que todo mundo está louco e que você é o grande sensato-corajoso-que-não-tem-medo-de-nada, que nunca usará máscaras e que, se pudesse, estaria agora em Milão comendo uma carbonara. Não minimize a gravidade de situação. Respeite esse momento delicado.

2-Não surte. Não se torne monotemático. Não passe horas e horas atrás de notícias, jornais, desgraças. Se mantenha informado na medida do necessário. Mas não se torture, não crie seu próprio pânico, nem crie pânico nos que te cercam.

3-Não seja egoísta. Não esvazie prateleiras de supermercado. Não ache que a sua família importa mais do que as outras. Pense que há mais crianças, mais idosos, mais pessoas doentes. Pare de olhar apenas para o seu próprio umbigo. Todos temos bom senso, mas nem todos fazem uso dele.

4-Não seja um fanfarrão. Se suas aulas ou trabalho foram suspensos, não encare isso como férias. Não lote praias, transportes, shopping centers, festas. Entenda que quando você se coloca em risco, você coloca todo mundo em risco.

5-Aceite que vai ser uma fase difícil. Ninguém gosta de mudar os planos, de ficar fechado em casa, de cancelar viagens, de perder dias de sol na praia. Tem que ser uma fase de sacrifícios de todos em nome do bem coletivo. Nem sempre a vida é como a gente queria que fosse.

6-Não repasse informação questionável. Avalie os conteúdos. Quem escreveu aquilo? Tem certeza? É uma fonte segura? Não faz muito sentido acreditar que o chá de cidreira, erva doce ou menta resolve todo o problema. Basta pensar um pouquinho. Confie nas informações dos ministérios, das OMS, dos jornais sérios, não em qualquer bobagem que chega via WhatsApp.

7-Não crie pânico nas crianças. Elas são sensíveis e têm tanto medo quando a gente (ou mais). Diga as coisas de forma leve, porém eficaz .Ensine-os a lavarem bem as mãos e a se protegerem, mas não use o vírus como ameaça. Poupe os pequenos, sempre que possível.

8-Entenda que suas atitudes refletem na vida dos outros. No Direito, há um princípio chamado “supremacia do interesse público sobre o privado”. Nesse momento, o coletivo importa mais do que o individual. Suas vontades têm que estar em segundo plano. Se você ficar doente, você representará um custo ao Estado, você ocupará um leito de hospital, você poderá contaminar outras pessoas. Não se trata de “ah, se eu pegar a doença tudo bem, sou saudável, não devo morrer”. A coisa vai muito além de você.

9-Pense nos médicos, nos enfermeiros, nos profissionais da área da saúde. Você não acha que eles preferiam estar em casa, em vez de se sujeitarem aos riscos de contaminação? Antes de decidir ir ao estádio, às discotecas, às igrejas ou a qualquer local de risco desnecessário, lembre-se deles. Pense que há pessoas colocando a vida em risco em nome do nosso bem-estar. E se você não for capaz de relativizar suas vontades mesmo assim, saiba que você é um raio de um egoísta.

10-Dê suporte aos outros. Ligue aos seus amigos. Pergunte se sua vizinha idosa precisa de algo. Sugira alterações na rotina dos seus pais e avós. Obedeça às diretrizes. Lave as mãos direito e com frequência. Cubra a boca para tossir. Evite aglomerações. Faça alguns sacrifícios. Demonstre seu afeto com a sua generosidade e não com seus beijos e abraços. Respeite o outro. Não pode ser tão difícil assim. Se não formos completos idiotas, talvez dê tudo certo.

Ruth Manus . Nasceu em São Paulo, em 1988. Advogada e professora de Direito, firmou-se como cronista e escritora, sem deixar de lado a carreira jurídica.

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              Atividades de Sociologia ( EXERCÍCIO 2) 
      
                                                          

Nas últimas aulas falamos sobre a mudança que a ciência trouxe na maneira do homem enxergar a vida, realizamos atividades sobre os movimentos que contribuíram com esse momento da história e sobre a importância da sociologia em nosso cotidiano. Vamos fazer uma atividade para fixar o que conversamos em sala? Vou colocar 6 afirmações abaixo, coloque um X na afirmação que você achar que é verdadeira ou na que achar falsa.

      1- A sociologia estuda os fatos sociais de maneira cientifica e não se baseia em mitos para afirmar suas verdades.

                                         (  ) V (  ) F

      2- A sociologia é assunto apenas de um pequeno grupo de pessoas (teóricos e especialistas) e não de todas as pessoas.

                                         (  ) V (  ) F

     3- A visão que interpreta o mundo por meio da razão e a ciência   chama- se humanista.
                                                 
                                           (  ) V (  ) F

     4-A visão que interpreta o mundo por meio da religião e a fé chama-se teocêntrica.

                                            (  ) V (  ) F

     5-Nasci na Inglaterra trouxe máquinas para mudar a maneira de se relacionar com o trabalho sou chamado de Iluminismo.

                                            (  ) V (  ) F

6-Senso comum é todo conhecimento que as pessoas têm sobre a vida, mas que não é provado cientificamente, as vezes faz parte do folclore, cultura popular ou tradição de um povo que nos é passado.
                                            
                                             (  ) V (  )F 

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                  Atividades de Sociologia ( EXERCÍCIO 3) 

 Produza um texto sobre as as mudanças que a pandemia do coronavírus trouxe nas formas de interação, socialização para a sociedade.

Dicas e passos para realizar a produção do texto

  1- Pesquise na internet (sites confiáveis) ou em outras fontes o que mudou na rotina das pessoas no mundo inteiro após a chegada do novo coronavírus. Fique atento as mudanças da relação humana com as diversas atividades da sociedade como: trabalho, escolas, academias, modo de se cumprimentam na rua, cultos e missas nas igrejas etc.

   2-Como essa pandemia tem mudado sua vida e rotina, assim como a de sua família.

  3-Depois de pesquisar a mudança de rotina das pessoas, na sua vida e família produza um texto de no mínimo 20 linhas  sobre o tema da atividade “Quais as mudanças a pandemia do coronavírus trouxe nas formas de interação, socialização para a sociedade?”
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                 Atividades de Sociologia ( EXERCÍCIO 4) 

                       Galileu Galilei: Ciência x Religião

Galileu Galilei construiu uma luneta para observar, estudar e descrever os corpos celestes. Muitas de suas descobertas incomodaram o poder religioso, na época, controlava toda a produção cientifica. Leiam o texto a seguir para entender o conflito estabelecido entre a ciência produzida por Galilei e a religião.

(...) os sábios da época costumavam estudar ciência em livros escritos séculos antes, como os tratados de astronomia feitos na antiguidade por Ptolomeu e Aristóteles que diziam que a terra era o centro do universo.Galileu queria contestar o modelo geocêntrico ( geo.- Terra; centrico- centro), mas para isso precisava imaginar uma alternativa que explicasse os movimentos da lua, do sol e das estrelas.Ele tinha ouvido falar de um certo Nicolau Copérnico, que imaginara um sistema diferente, heliocêntrico ( hélios- sol), em que o sol ocupava o centro do universo e a terra girava em torno de si mesma, com duração de um dia e outro de translação, em que a terra girava em torno do sol, com a duração de um ano.
Era o mesmo que Galileu pensava.Acontece que, naquele tempo, as pessoas não gostavam muito de pesquisa cientifica, principalmente por causa da igreja católica, que era muito poderosa e não aceita que se dissesse o contrário do que ela ensinava.Para os que tivessem coragem de discordar dela, foi criada a congregação da Inquisição, também chamada de santo ofício, cuja principal tarefa era fazer com que a autoridade do papa fosse respeitada, punindo todos aqueles que a desafiassem.Em 1600, a Inquisição condenou a morte na fogueira o monge Giordano Bruno, só porque ele defendia o sistema heliocêntrico e a existência da vida em outros planetas.

FOLKER, Rita. Era uma vez Galileu Galilei. São Paulo: Callis, 2009.p 6-8

                                     Atividade proposta

  1-Resuma a história que você acabou ler acima, sabe como pode fazer? Leia devagar de preferência umas 3 vezes, após essa leitura reescreva com suas palavras o conflito que Galileu Galileu teve com a igreja católica.


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