PROJETO DE VIDA - PROF TANIA 6º ANO A/ 8º B/ 9 A/ 1 B

Projeto de Vida - Profa Tania 6A, 8B, 9A , 1 B
 
Filme: Vida de Maria
Assista e responda:

QUESTÕES

01 – Onde se passa a história de “Vida Maria”? Que elementos do vídeo te ajudaram a descobrir isso?
A história se passa em alguma região sertaneja do Brasil. É possível perceber isso por meio das imagens do curta, que mostram um lugar de solo árido e seco, além de um sol escaldante.

02 – Compare o início do filme ao seu final. O que há de comum e o que há de diferente entre essas partes do curta?
Tanto o início quanto o final do curta mostram uma mãe impedindo a filha de escrever em seu caderno para que esta vá ocupar-se dos afazeres domésticos. Com isso, o diretor só reforça a ideia de que a vida dessas Marias é e será algo cíclico, algo que irá se repetir enquanto as perspectivas delas não mudarem e enquanto elas não tiverem instrução e dignidade.

03 – O vídeo tem duração de 8 minutos e 35 segundos, mas quanto tempo se passa na vida das personagens?
Embora seja um curta que tem menos de 10 minutos, na vida das personagens passaram-se anos, gerações. Isso é perceptível pelo fato de aparecerem novos filhos, novas Marias ao longo do vídeo. Além disso, quando, ao final do curta, mostra-se o caderno com as folhas passando e com o nome de várias Marias, é possível concluir que várias gerações já se passaram, que várias Marias já nasceram e já tiveram outros filhos.

04 – No início do curta, a mãe diz: “Em vez de ficar perdendo tempo desenhando o nome, vá lá pra fora...”. Por que, para ela, desenhar o nome é perda de tempo?
Porque quando não se tem educação nem perspectiva de melhoria na qualidade de vida, como acontece com as personagens de “Vida Maria”, aprender, estudar e instruir-se perde seu valor. Nada se torna mais importante do que o trabalho, pois este é o único meio através do qual as Marias obtêm o pão de cada dia, o único meio através do qual elas conseguem garantir, no mínimo, sua sobrevivência. Dessa forma, enquanto elas não tiverem instrução nem dignidade e não perceberem que, por meio da educação, elas podem mudar sua realidade, continuarão achando que estudo é perda de tempo.

05 – A expressão “desenhar o nome”, no curta, pode ser uma metonímia de quê? Explique.
A expressão pode ser uma metonímia de estudar, aprender. Isso porque quando a mãe diz: “Em vez de ficar perdendo tempo desenhando o nome, vá lá pra fora...”, ela não só quer impedir a filha de escrever como também de aprender/estudar o que quer que seja.

06 – Para você, por que a mãe usa essa expressão?
Ao utilizar “desenhar o nome” para se referir ao estudo, à aprendizagem, torna-se o ato de estudar/aprender algo menor, de pouca importância, é apenas uma brincadeira, ou seja, “desenhar o nome” traz uma carga pejorativa para o estudo.

07 – Maria José, já mais velha no final da história, tem a mesma reação que a mãe teve com ela, com a filha, Maria de Lourdes, quando estava escrevendo seu nome no caderno. Por que essa repetição de pensamentos?
Essa repetição é para mostrar às pessoas que essas Marias do sertão têm a vida predestinada, ou seja, podem vir com outros nomes, como outras Marias, mas serão sempre as mesmas, sem instrução e com condições de vida paupérrimas, precárias. Isso serve para mostrar que enquanto não houver ação, mudança no modo de agir e de pensar dessas pessoas, a sina irá se repetir. E para que isso não se repita, só há um caminho: educação e condições dignas de vida e de trabalho.

08 – As Marias da família retratada no curta já têm uma vida pré-destinada. Você concorda com esta afirmação? Justifique sua resposta baseando-se nas estratégias cinematográficas de que o produtor se utilizou para denotar este efeito (o da predestinação).
RESPOSTA PESSOAL Não concordo! Um dos elementos do texto que marcam essa predestinação é o fato de Maria José, já mais velha no final da história, ter com a filha, Maria de Lourdes, a mesma reação que a mãe teve com ela, quando estava escrevendo seu nome no caderno. Essa repetição de atitudes marca que, não há mudanças que as coisas continuarão acontecendo do mesmo jeito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane