Professor: Gislene Moreira Evangelista - Disciplina: Língua Inglesa Turma: 6º ano A, B e C
ROTEIRO DE ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS EM CASA PELOS ALUNOS, DEVIDO A
PANDEMIA DE CORONAVÍRUS.
Professor: Gislene Moreira Evangelista
E-mail: gislenee@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: Língua Inglesa Turma: 6º ano A, B e C
Unidades Temáticas: Family members / Animals and the habitat
HABILIDADES:
(EF06LI04) Reconhecer, com o apoio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as
informações principais em textos sobre temas familiares.
(EF07LI06) Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa, por inferências, com base em leitura
rápida, observando títulos, primeiras e frases de parágrafos e palavras-chaves repetidas.
(EF06L108) Localizar informações específicas em texto (Estratégia de Leitura)
COMPETÊNCIAS:
2.Comunicar-se na língua inglesa, por meio do uso variado de linguagens em mídias impressas ou
digitais, reconhecendo-a como ferramenta de acesso ao conhecimento, de ampliação das
perspectivas e de possibilidades para a compreensão dos valores e interesses de outras culturas
para o exercício do protagonismo social.
3.Identificar similaridades e diferenças entre a língua inglesa e a língua materna/outras línguas,
articulando-as a aspectos sociais, culturais e indenitários, em relação intrínseca entre língua, cultura
e identidade.
https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1CHPa6Cs7xwuMmML19FogR0lreLW2SJk3
Atividade 1
Read the texts: (Leia os textos:)
In 1993 UNESCO declared May 15th as the International Day of Families. [...] “The United Nations
still recognizes the Family as the basic unit of society.”
We celebrate Family Day on December 8 in Brazil. The day is a moment to honor and remember the
importance of Family (institution). The Family helps in the education, culture, moral and ethic
formation of a person. Family is not just a mother, father, brother or sister but also those who love,
care and protect,
Now, answer the following questions in Portuguese: (Agora, responda as seguintes questões em
português:)
a) What are the texts about? (Qual o assunto dos textos?)
b) When is Family Day celebrated in Brazil? (Quando é comemorado o dia da família no Brasil?)
Diretoria de Ensino Região Suzano
Escola Estadual “Chojiro Segawa”
c ) Read the texts again and write, on your notebook, the words that are similar in form to Portuguese
(false cognate). (Leia os textos novamente e escreva, no seu caderno, palavras que são parecidas
com o português (falso cognatos).
Atividade 2
In the pictures below you can see the boards Cecília, older sister, made with pictures of her family.
(Nas imagens abaixo você pode ver os quadros que Cecília, irmã mais velha, fez de sua família).
Images from: https: //pixabay.com/pt/
Now write on your notebook in Portuguese: (Agora escreva em seu caderno em português:)
1. How many brothers and sisters does she have? (Quantos irmãos e irmãs ela tem?)
2 .In these pictures, you can see she chose pictures of people and animals. Which animals does
she have?(Nestes quadros, você pode ver que ela escolheu imagens de pessoas e animais.
Quais animais ele tem?)
3. Why did she put her animal pictures on the board? (Por que ela colocou imagens dos animais
no quadro?)
Diretoria de Ensino Região Suzano
Escola Estadual “Chojiro Segawa”
Atividade 3
a) Read the text and write, on your notebook, the words that are similar in form to Portuguese or
you know the meaning. (Leia o texto e escreva, no seu caderno, as palavras que são parecidas
com o português ou você conhece o significado).
My Family
I am Bruce.
I want to introduce my family to you.
Peter is my father.
Kate is my mother.
Peter and Kate are my parents.
Johnny is my brother and Andrea is my little sister.
My family is very happy.
b) Connect according to the text. (Relacione de acordo com o texto)
(a ) I am ( ) mother
(b) Kate is my ( )father
(c) Peter is my ( )Bruce
(d) Kate and Peter are my ( )to you
(e) My family is ( )brother
(f) Johnny is my ( ) parents
(g) Andrea is my ( ) happy
(h)I want to introduce ( )sister
my family
c) Answer in English (Responda em inglês):
1) Who is the father?
2) Who is the mother?
3) Who is the brother?
4) Who is the sister?
5) Who is very happy?
Who: quem
Diretoria de Ensino Região Suzano
Escola Estadual “Chojiro Segawa”
d) Observe the family tree below. (Observe a árvore genealógica abaixo:)
Vocabulary about family
Father / dad (informal): pai
Daddy: papai (mais usado pelas crianças)
Mother / mom (informal): mãe
Mommy*: mamãe (mais usado pelas crianças)
Parents: pais (pai e mãe)
Wife: esposa
Husband: marido
Siblings: irmãos (independente do sexo)
Brother: irmão
Sister: irmã
Younger brother / sister: irmão mais novo/ irmã mais nova
Older brother / sister: irmão mais novo/irmã mais nova
Twins: gêmeos
Uncle: tio
Aunt: tia
Auntie / aunty: tia (informal)
Cousin: primo ou prima
Diretoria de Ensino Região Suzano
Escola Estadual “Chojiro Segawa”
Nephew: sobrinho
Niece: sobrinha
Grandfather: avô
Grandmother: avó
Grandparents: avós
Grandson: neto
Granddaughter: neta
Great grandfather: bisavô
Great grandmother: bisavó
Great grandson: bisneto
Great granddaughter: bisneta
Great great grandfather: trisavô*
Great great grandmother: trisavó
Godfather: padrinho
Godmother: madrinha
Godchild/godchildren: afilhado / afilhados (independente do sexo)
Godson: afilhado
Goddaughter: afilhada
Mother-in-law: sogra
Father-in-law: sogro
In-laws: sogros (sogro e sogra)
Brother-in-law: cunhado
Sister-in-law: cunhada
Stepfather: padrasto
Stepmother: madrasta
Stepparents: padrasto e madrasta
e) Agora é a sua fez de criar a sua árvore genealógica, procure deixar ela com o maior número de
membros de sua família.
Você poderá utilizar imagens ou desenhar para representar as pessoas de sua família.
Diretoria de Ensino Região Suzano
Escola Estadual “Chojiro Segawa”
Atividade 5
a) Read the text.(Leia o Texto)
Images from: https: //pixabay.com/pt/
Habitats
A habitat is the place where an animal or plant usually lives. The two main habitats are ter-restrial (on land)
and aquatic (in water). Terrestrial habitats are tropical forests, deserts and moun-tains. Aquatic habitats can
be rivers, lakes, oceans, and seas. Some plants and animals, like fish, live only in the water. Others, like lions,
live only on land. Many animals that live in cold habitats have long, thick fur.
b) Write on your notebook. What is the text about? (Escreva no caderno. Qual é o assunto do texto?)
c) Complete the visual organizer in English, on your notebook, with the types of habitat according to the text:
(Complete o organizador visual /mapa mental em inglês, no seu caderno, com os tipos de habitate de acordo
com o texto).
Habitat
Terrestrial
...
Aquatic
....
Vocabulary : place:lugar, land:terra, water:água, river:rio, lake:lago,sea:mar, live:morar/viver,place:lugar.
Diretoria de Ensino Região Suzano
Escola Estadual “Chojiro Segawa”
d) Match each description to each image and after, on your notebook, write what you understood of
them. If you want , you can use the dictionary. (Relacione as descrições com cada imagem e depois
no seu caderno, escreva o que você entende. Se quiser pode usar o dicionário).
( ) Some animals fly in the air. They have swings. Wings let
animals fly. Wings come in many shapes and sizes. Birds have
feathers. Feathers herlp birds fly and keep them warm and dry.
a)
( ) Aquatic animals are those who live in the water. Some
aquatic animals live in fresh water and others live in salt water.
Both can breathe under the water. Some of them have scales.
b)
Images from: https: //pixabay
( ) Animals in cold places have special body parts to stay warm.
Penguins have special feathers that keep them dry and warm.
Bears have fur.
c)
Images from: https: //pixabay
Observações e Instruções
Hi guys, it’s Teacher Gislene! Como vocês sabem, devido a pandemia de coronavírus,
teremos que trabalhar por meios online. Estas atividades deverão ser feitas no caderno, podendo
enviar somente as respostas, por fotos legíveis ou digitadas, somente no e-mail até, se possível, o
dia 13/05, o endereço é o mesmo do cabeçalho da folha. Não trabalharei via whatsapp devido à
grande quantidade de alunos e usaremos o Centro de Mídias assim que novas ferramentas forem
disponibilizadas. Estas atividades contemplam as aulas referente ao 1º Bimestre. Por favor, não se
esqueça de colocar no “assunto” do e-mail seu nome completo, número e série.
Se cuidem!!! Kisses!
PANDEMIA DE CORONAVÍRUS.
Professor: Gislene Moreira Evangelista
E-mail: gislenee@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: Língua Inglesa Turma: 6º ano A, B e C
Unidades Temáticas: Family members / Animals and the habitat
HABILIDADES:
(EF06LI04) Reconhecer, com o apoio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as
informações principais em textos sobre temas familiares.
(EF07LI06) Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa, por inferências, com base em leitura
rápida, observando títulos, primeiras e frases de parágrafos e palavras-chaves repetidas.
(EF06L108) Localizar informações específicas em texto (Estratégia de Leitura)
COMPETÊNCIAS:
2.Comunicar-se na língua inglesa, por meio do uso variado de linguagens em mídias impressas ou
digitais, reconhecendo-a como ferramenta de acesso ao conhecimento, de ampliação das
perspectivas e de possibilidades para a compreensão dos valores e interesses de outras culturas
para o exercício do protagonismo social.
3.Identificar similaridades e diferenças entre a língua inglesa e a língua materna/outras línguas,
articulando-as a aspectos sociais, culturais e indenitários, em relação intrínseca entre língua, cultura
e identidade.
https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1CHPa6Cs7xwuMmML19FogR0lreLW2SJk3
Atividade 1
Read the texts: (Leia os textos:)
In 1993 UNESCO declared May 15th as the International Day of Families. [...] “The United Nations
still recognizes the Family as the basic unit of society.”
We celebrate Family Day on December 8 in Brazil. The day is a moment to honor and remember the
importance of Family (institution). The Family helps in the education, culture, moral and ethic
formation of a person. Family is not just a mother, father, brother or sister but also those who love,
care and protect,
Now, answer the following questions in Portuguese: (Agora, responda as seguintes questões em
português:)
a) What are the texts about? (Qual o assunto dos textos?)
b) When is Family Day celebrated in Brazil? (Quando é comemorado o dia da família no Brasil?)
Diretoria de Ensino Região Suzano
Escola Estadual “Chojiro Segawa”
c ) Read the texts again and write, on your notebook, the words that are similar in form to Portuguese
(false cognate). (Leia os textos novamente e escreva, no seu caderno, palavras que são parecidas
com o português (falso cognatos).
Atividade 2
In the pictures below you can see the boards Cecília, older sister, made with pictures of her family.
(Nas imagens abaixo você pode ver os quadros que Cecília, irmã mais velha, fez de sua família).
Images from: https: //pixabay.com/pt/
Now write on your notebook in Portuguese: (Agora escreva em seu caderno em português:)
1. How many brothers and sisters does she have? (Quantos irmãos e irmãs ela tem?)
2 .In these pictures, you can see she chose pictures of people and animals. Which animals does
she have?(Nestes quadros, você pode ver que ela escolheu imagens de pessoas e animais.
Quais animais ele tem?)
3. Why did she put her animal pictures on the board? (Por que ela colocou imagens dos animais
no quadro?)
Diretoria de Ensino Região Suzano
Escola Estadual “Chojiro Segawa”
Atividade 3
a) Read the text and write, on your notebook, the words that are similar in form to Portuguese or
you know the meaning. (Leia o texto e escreva, no seu caderno, as palavras que são parecidas
com o português ou você conhece o significado).
My Family
I am Bruce.
I want to introduce my family to you.
Peter is my father.
Kate is my mother.
Peter and Kate are my parents.
Johnny is my brother and Andrea is my little sister.
My family is very happy.
b) Connect according to the text. (Relacione de acordo com o texto)
(a ) I am ( ) mother
(b) Kate is my ( )father
(c) Peter is my ( )Bruce
(d) Kate and Peter are my ( )to you
(e) My family is ( )brother
(f) Johnny is my ( ) parents
(g) Andrea is my ( ) happy
(h)I want to introduce ( )sister
my family
c) Answer in English (Responda em inglês):
1) Who is the father?
2) Who is the mother?
3) Who is the brother?
4) Who is the sister?
5) Who is very happy?
Who: quem
Diretoria de Ensino Região Suzano
Escola Estadual “Chojiro Segawa”
d) Observe the family tree below. (Observe a árvore genealógica abaixo:)
Vocabulary about family
Father / dad (informal): pai
Daddy: papai (mais usado pelas crianças)
Mother / mom (informal): mãe
Mommy*: mamãe (mais usado pelas crianças)
Parents: pais (pai e mãe)
Wife: esposa
Husband: marido
Siblings: irmãos (independente do sexo)
Brother: irmão
Sister: irmã
Younger brother / sister: irmão mais novo/ irmã mais nova
Older brother / sister: irmão mais novo/irmã mais nova
Twins: gêmeos
Uncle: tio
Aunt: tia
Auntie / aunty: tia (informal)
Cousin: primo ou prima
Diretoria de Ensino Região Suzano
Escola Estadual “Chojiro Segawa”
Nephew: sobrinho
Niece: sobrinha
Grandfather: avô
Grandmother: avó
Grandparents: avós
Grandson: neto
Granddaughter: neta
Great grandfather: bisavô
Great grandmother: bisavó
Great grandson: bisneto
Great granddaughter: bisneta
Great great grandfather: trisavô*
Great great grandmother: trisavó
Godfather: padrinho
Godmother: madrinha
Godchild/godchildren: afilhado / afilhados (independente do sexo)
Godson: afilhado
Goddaughter: afilhada
Mother-in-law: sogra
Father-in-law: sogro
In-laws: sogros (sogro e sogra)
Brother-in-law: cunhado
Sister-in-law: cunhada
Stepfather: padrasto
Stepmother: madrasta
Stepparents: padrasto e madrasta
e) Agora é a sua fez de criar a sua árvore genealógica, procure deixar ela com o maior número de
membros de sua família.
Você poderá utilizar imagens ou desenhar para representar as pessoas de sua família.
Diretoria de Ensino Região Suzano
Escola Estadual “Chojiro Segawa”
Atividade 5
a) Read the text.(Leia o Texto)
Images from: https: //pixabay.com/pt/
Habitats
A habitat is the place where an animal or plant usually lives. The two main habitats are ter-restrial (on land)
and aquatic (in water). Terrestrial habitats are tropical forests, deserts and moun-tains. Aquatic habitats can
be rivers, lakes, oceans, and seas. Some plants and animals, like fish, live only in the water. Others, like lions,
live only on land. Many animals that live in cold habitats have long, thick fur.
b) Write on your notebook. What is the text about? (Escreva no caderno. Qual é o assunto do texto?)
c) Complete the visual organizer in English, on your notebook, with the types of habitat according to the text:
(Complete o organizador visual /mapa mental em inglês, no seu caderno, com os tipos de habitate de acordo
com o texto).
Habitat
Terrestrial
...
Aquatic
....
Vocabulary : place:lugar, land:terra, water:água, river:rio, lake:lago,sea:mar, live:morar/viver,place:lugar.
Diretoria de Ensino Região Suzano
Escola Estadual “Chojiro Segawa”
d) Match each description to each image and after, on your notebook, write what you understood of
them. If you want , you can use the dictionary. (Relacione as descrições com cada imagem e depois
no seu caderno, escreva o que você entende. Se quiser pode usar o dicionário).
( ) Some animals fly in the air. They have swings. Wings let
animals fly. Wings come in many shapes and sizes. Birds have
feathers. Feathers herlp birds fly and keep them warm and dry.
a)
( ) Aquatic animals are those who live in the water. Some
aquatic animals live in fresh water and others live in salt water.
Both can breathe under the water. Some of them have scales.
b)
Images from: https: //pixabay
( ) Animals in cold places have special body parts to stay warm.
Penguins have special feathers that keep them dry and warm.
Bears have fur.
c)
Images from: https: //pixabay
Observações e Instruções
Hi guys, it’s Teacher Gislene! Como vocês sabem, devido a pandemia de coronavírus,
teremos que trabalhar por meios online. Estas atividades deverão ser feitas no caderno, podendo
enviar somente as respostas, por fotos legíveis ou digitadas, somente no e-mail até, se possível, o
dia 13/05, o endereço é o mesmo do cabeçalho da folha. Não trabalharei via whatsapp devido à
grande quantidade de alunos e usaremos o Centro de Mídias assim que novas ferramentas forem
disponibilizadas. Estas atividades contemplam as aulas referente ao 1º Bimestre. Por favor, não se
esqueça de colocar no “assunto” do e-mail seu nome completo, número e série.
Se cuidem!!! Kisses!
Comentários
Postar um comentário