Professor: Gislene Moreira Evangelista - Disciplina: Língua Inglesa Turma: 9º ano A, B, C e D
ROTEIRO DE ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS EM CASA PELOS ALUNOS, DEVIDO A
PANDEMIA DE CORONAVÍRUS.
Professor: Gislene Moreira Evangelista
E-mail: gislenee@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: Língua Inglesa Turma: 9º ano A, B, C e D
Unidade Temática: - Renewable and Non-Renewable Energy Sources
HABILIDADES:
(EF09LI01) Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-
argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da
comunicação.
(EF09LI02) Compilar as ideias-chave de textos por meio de tomada de notas.
(EF09LI10) Propor potenciais argumentos para expor e defender ponto de vista em texto escrito,
refletindo sobre o tema proposto e pesquisando dados, evidências e exemplos para sustentar os
argumentos, organizando-os em sequência lógica.
(EF09LI12) Produzir textos (infográficos, fóruns de discussão on-line, fotorreportagens, campanhas
publicitárias, memes, entre outros) sobre temas de interesse coletivo local ou global, que revelem
posicionamento crítico.
COMPETÊNCIAS:
1. Identificar o lugar de si e o do outro em um mundo plurilíngue e multicultural, refletindo,
criticamente, sobre como a aprendizagem da língua inglesa contribui para a inserção dos sujeitos no
mundo globalizado, inclusive no que concerne ao mundo do trabalho.
2.Comunicar-se na língua inglesa, por meio do uso variado de linguagens em mídias impressas ou
digitais, reconhecendo-a como ferramenta de acesso ao conhecimento, de ampliação das
perspectivas e de possibilidades para a compreensão dos valores e interesses de outras culturas
para o exercício do protagonismo social.
5.Utilizar novas tecnologias, com novas linguagens e modos de interação, para pesquisar,
selecionar, compartilhar, posicionar-se e produzir sentidos em praticas de letramento na língua
inglesa, de forma ética, critica e responsável.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Diretoria de Ensino Região Suzano
Escola Estadual “CHOJIRO SEGAWA”
Rod. Índio Tibiriçá 13114, Suzano, SP, 08630-000- Tel.: 4742-6707 - Suzano - SP
Atividade 1:
https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1dqV0N60h86a4PW-JNsAGrH7jKNBZHjxc
Para iniciar os estudos sobre o tema responda as questões abaixo em Português, no seu caderno:
1. O que significa energia?
2. Que tipos de energia podemos ver ao nosso redor?
3. Quais usamos no nosso dia-a-dia?
Lembre-se de registrar tudo em seu caderno.
Atividade 2:
a) Look at the pictures and, on your notebook, answer the questions about them in Portuguese.
(Observe as imagens e, no seu caderno, responda as questões em português).
Picture 1 Source:https://pixabay.com/photos/coal-firedpower- Picture 2 spurce:https://www.fickr.com/photos/breakfree2016/
plant-coal-energy-3767882/ 2 6988029331
1. What do you see?
2. What do you think about that?
3. What does it make you wonder?
b) Fill out the T-Chart below in English, this subject we talked about it last year, according to energy
sources::(complete a tabela abaixo em inglês, este assunto comentamos o ano passado, de acordo
com as fontes de energia:).
A - Non-Renewable Energy Sources B - Renewable Energy Sources
e.g. Natural gas e.g. Wind
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Diretoria de Ensino Região Suzano
Escola Estadual “CHOJIRO SEGAWA”
Rod. Índio Tibiriçá 13114, Suzano, SP, 08630-000- Tel.: 4742-6707 - Suzano - SP
c) Define the energy source, in English). (Defina fonte de energia, em inglês).
Non-Renewable Energy Source means:
______________________________________________________
Renewable Energy Source means:
_________________________________________________________
Atividade 3
a) Look at Picture. Why are they protesting? Answer the following questions on your notebook, in
Portuguese: (Observe a imagem. Por que eles estão protestando? Responda as questões em seu
caderno, em português:)
]
1) What does the poster might mean?
2) What do you think that they want for the future?
b) In your notebook, write about energy answering the questions below. (No seu caderno, escreva
sobre energia respondendo as questões abaixo.)
1) Which is the best source of energy: wind power or petroleum?
2) What type of energy do you use in your daily life? Where does it come from?
3) Why is it necessary to save energy?
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Diretoria de Ensino Região Suzano
Escola Estadual “CHOJIRO SEGAWA”
Rod. Índio Tibiriçá 13114, Suzano, SP, 08630-000- Tel.: 4742-6707 - Suzano - SP
Atividade 4
a) Read the text and write, on your notebook, the knowledge words: (Leia o texto e escreva, em seu
caderno,as palavras conhecidas:)
Solar energy has benefits and some limitations
Using solar energy has two main benefits:
● Solar energy systems do not produce air pollutants or carbon dioxide.
● Solar energy systems on buildings have minimal effects on the environment.
Solar energy also has some limitations:
● The amount of sunlight that arrives at the earth's surface is not constant. The amount of sunlight
varies depending on location, time of day, season of the year, and weather conditions.
● The amount of sunlight reaching a square foot of the earth's surface is relatively small, so a large
surface area is necessary to absorb or collect a useful amount of energy.
Source: https://www.eia.gov/energyexplained/solar/ Accessed on Oct, 1st 2019
Natural gas exploration, drilling, and production affects the environment
When geologists explore for natural gas deposits on land, they may disturb vegetation and soil with
their vehicles. Drilling a natural gas well on land may require clearing and leveling an area around the
well site. Well drilling activities produce air pollution and may disturb people, wildlife, and water
resources. Laying pipelines that transport natural gas from wells usually requires clearing land to bury
the pipe. Natural gas production can also produce large volumes of contaminated water. This water
requires proper handling, storage, and treatment so that it does not pollute land and other waters.
Natural gas wells and pipelines often have engines to run equipment and compressors, which
produce air pollutants and noise.
Source: https://www.eia.gov/energyexplained/natural-gas/natural-gas-and-the-environment.php
Accessed on Oct, 1st 2019
Use of renewable energy is growing
Renewable energy sources include biomass, geothermal energy, hydropower, solar energy, and wind
energy. They are called renewable energy sources because they are naturally replenished. Day after
day, the sun shines, the wind blows, and the rivers flow. We use renewable energy sources mainly to
make electricity.
Source: https://www.eia.gov/energyexplained/what-is-energy/sources-of-energy.php Accessed on
Oct, 1st 2019
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Diretoria de Ensino Região Suzano
Escola Estadual “CHOJIRO SEGAWA”
Rod. Índio Tibiriçá 13114, Suzano, SP, 08630-000- Tel.: 4742-6707 - Suzano - SP
b) Fill out the chart according to your Reading. Which are the benefits and disadvantages of different
types of energy? (Complete a tabela, em inglês, de acordo com a sua leitura. Quais são os
benefícios e desvantagens dos diferentes tipos de energia? )
RENEWABLE
Energy source Benefits Disadvantages
e.g. Geothermal It does not harm the
environment.
It can give rise to earthquakes
Solar
Wind
e.g. Nuclear energy It does not contribute to global
warming.
It can cause large-scale
catastrophic accidents.
Natural gas
Coal
C ) Now write a summary on your notebook, in Portuguese, about the text: Solar energy has
benefits and some limitations. ( Agora escreva um resumo em seu caderno, em português, sobre
o texto: Solar energy has benefits and some limitations).
Observações e Instruções
Hi guys, it’s Teacher Gislene! Como vocês sabem, devido a pandemia de coronavírus,
teremos que trabalhar por meios online. Estas atividades deverão ser feitas no caderno, podendo
enviar somente as respostas, por fotos legíveis ou digitadas, somente no e-mail até, se possível, o
dia 13/05, o endereço é o mesmo do cabeçalho da folha. Não trabalharei via whatsapp devido à
grande quantidade de alunos e usaremos o Centro de Mídias assim que novas ferramentas forem
disponibilizadas. Estas atividades contemplam as aulas referente ao 1º Bimestre. Por favor, não se
esqueça de colocar no “assunto” do e-mail seu nome completo, número e série.
Se cuidem!!! Kisses!
PANDEMIA DE CORONAVÍRUS.
Professor: Gislene Moreira Evangelista
E-mail: gislenee@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: Língua Inglesa Turma: 9º ano A, B, C e D
Unidade Temática: - Renewable and Non-Renewable Energy Sources
HABILIDADES:
(EF09LI01) Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-
argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da
comunicação.
(EF09LI02) Compilar as ideias-chave de textos por meio de tomada de notas.
(EF09LI10) Propor potenciais argumentos para expor e defender ponto de vista em texto escrito,
refletindo sobre o tema proposto e pesquisando dados, evidências e exemplos para sustentar os
argumentos, organizando-os em sequência lógica.
(EF09LI12) Produzir textos (infográficos, fóruns de discussão on-line, fotorreportagens, campanhas
publicitárias, memes, entre outros) sobre temas de interesse coletivo local ou global, que revelem
posicionamento crítico.
COMPETÊNCIAS:
1. Identificar o lugar de si e o do outro em um mundo plurilíngue e multicultural, refletindo,
criticamente, sobre como a aprendizagem da língua inglesa contribui para a inserção dos sujeitos no
mundo globalizado, inclusive no que concerne ao mundo do trabalho.
2.Comunicar-se na língua inglesa, por meio do uso variado de linguagens em mídias impressas ou
digitais, reconhecendo-a como ferramenta de acesso ao conhecimento, de ampliação das
perspectivas e de possibilidades para a compreensão dos valores e interesses de outras culturas
para o exercício do protagonismo social.
5.Utilizar novas tecnologias, com novas linguagens e modos de interação, para pesquisar,
selecionar, compartilhar, posicionar-se e produzir sentidos em praticas de letramento na língua
inglesa, de forma ética, critica e responsável.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Diretoria de Ensino Região Suzano
Escola Estadual “CHOJIRO SEGAWA”
Rod. Índio Tibiriçá 13114, Suzano, SP, 08630-000- Tel.: 4742-6707 - Suzano - SP
Atividade 1:
https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1dqV0N60h86a4PW-JNsAGrH7jKNBZHjxc
Para iniciar os estudos sobre o tema responda as questões abaixo em Português, no seu caderno:
1. O que significa energia?
2. Que tipos de energia podemos ver ao nosso redor?
3. Quais usamos no nosso dia-a-dia?
Lembre-se de registrar tudo em seu caderno.
Atividade 2:
a) Look at the pictures and, on your notebook, answer the questions about them in Portuguese.
(Observe as imagens e, no seu caderno, responda as questões em português).
Picture 1 Source:https://pixabay.com/photos/coal-firedpower- Picture 2 spurce:https://www.fickr.com/photos/breakfree2016/
plant-coal-energy-3767882/ 2 6988029331
1. What do you see?
2. What do you think about that?
3. What does it make you wonder?
b) Fill out the T-Chart below in English, this subject we talked about it last year, according to energy
sources::(complete a tabela abaixo em inglês, este assunto comentamos o ano passado, de acordo
com as fontes de energia:).
A - Non-Renewable Energy Sources B - Renewable Energy Sources
e.g. Natural gas e.g. Wind
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Diretoria de Ensino Região Suzano
Escola Estadual “CHOJIRO SEGAWA”
Rod. Índio Tibiriçá 13114, Suzano, SP, 08630-000- Tel.: 4742-6707 - Suzano - SP
c) Define the energy source, in English). (Defina fonte de energia, em inglês).
Non-Renewable Energy Source means:
______________________________________________________
Renewable Energy Source means:
_________________________________________________________
Atividade 3
a) Look at Picture. Why are they protesting? Answer the following questions on your notebook, in
Portuguese: (Observe a imagem. Por que eles estão protestando? Responda as questões em seu
caderno, em português:)
]
1) What does the poster might mean?
2) What do you think that they want for the future?
b) In your notebook, write about energy answering the questions below. (No seu caderno, escreva
sobre energia respondendo as questões abaixo.)
1) Which is the best source of energy: wind power or petroleum?
2) What type of energy do you use in your daily life? Where does it come from?
3) Why is it necessary to save energy?
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Diretoria de Ensino Região Suzano
Escola Estadual “CHOJIRO SEGAWA”
Rod. Índio Tibiriçá 13114, Suzano, SP, 08630-000- Tel.: 4742-6707 - Suzano - SP
Atividade 4
a) Read the text and write, on your notebook, the knowledge words: (Leia o texto e escreva, em seu
caderno,as palavras conhecidas:)
Solar energy has benefits and some limitations
Using solar energy has two main benefits:
● Solar energy systems do not produce air pollutants or carbon dioxide.
● Solar energy systems on buildings have minimal effects on the environment.
Solar energy also has some limitations:
● The amount of sunlight that arrives at the earth's surface is not constant. The amount of sunlight
varies depending on location, time of day, season of the year, and weather conditions.
● The amount of sunlight reaching a square foot of the earth's surface is relatively small, so a large
surface area is necessary to absorb or collect a useful amount of energy.
Source: https://www.eia.gov/energyexplained/solar/ Accessed on Oct, 1st 2019
Natural gas exploration, drilling, and production affects the environment
When geologists explore for natural gas deposits on land, they may disturb vegetation and soil with
their vehicles. Drilling a natural gas well on land may require clearing and leveling an area around the
well site. Well drilling activities produce air pollution and may disturb people, wildlife, and water
resources. Laying pipelines that transport natural gas from wells usually requires clearing land to bury
the pipe. Natural gas production can also produce large volumes of contaminated water. This water
requires proper handling, storage, and treatment so that it does not pollute land and other waters.
Natural gas wells and pipelines often have engines to run equipment and compressors, which
produce air pollutants and noise.
Source: https://www.eia.gov/energyexplained/natural-gas/natural-gas-and-the-environment.php
Accessed on Oct, 1st 2019
Use of renewable energy is growing
Renewable energy sources include biomass, geothermal energy, hydropower, solar energy, and wind
energy. They are called renewable energy sources because they are naturally replenished. Day after
day, the sun shines, the wind blows, and the rivers flow. We use renewable energy sources mainly to
make electricity.
Source: https://www.eia.gov/energyexplained/what-is-energy/sources-of-energy.php Accessed on
Oct, 1st 2019
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Diretoria de Ensino Região Suzano
Escola Estadual “CHOJIRO SEGAWA”
Rod. Índio Tibiriçá 13114, Suzano, SP, 08630-000- Tel.: 4742-6707 - Suzano - SP
b) Fill out the chart according to your Reading. Which are the benefits and disadvantages of different
types of energy? (Complete a tabela, em inglês, de acordo com a sua leitura. Quais são os
benefícios e desvantagens dos diferentes tipos de energia? )
RENEWABLE
Energy source Benefits Disadvantages
e.g. Geothermal It does not harm the
environment.
It can give rise to earthquakes
Solar
Wind
e.g. Nuclear energy It does not contribute to global
warming.
It can cause large-scale
catastrophic accidents.
Natural gas
Coal
C ) Now write a summary on your notebook, in Portuguese, about the text: Solar energy has
benefits and some limitations. ( Agora escreva um resumo em seu caderno, em português, sobre
o texto: Solar energy has benefits and some limitations).
Observações e Instruções
Hi guys, it’s Teacher Gislene! Como vocês sabem, devido a pandemia de coronavírus,
teremos que trabalhar por meios online. Estas atividades deverão ser feitas no caderno, podendo
enviar somente as respostas, por fotos legíveis ou digitadas, somente no e-mail até, se possível, o
dia 13/05, o endereço é o mesmo do cabeçalho da folha. Não trabalharei via whatsapp devido à
grande quantidade de alunos e usaremos o Centro de Mídias assim que novas ferramentas forem
disponibilizadas. Estas atividades contemplam as aulas referente ao 1º Bimestre. Por favor, não se
esqueça de colocar no “assunto” do e-mail seu nome completo, número e série.
Se cuidem!!! Kisses!
Comentários
Postar um comentário