Professora: Sonia Gloria de Oliveira Almeida - Disciplina: Geografia 3 ano Ensino Médio /2020

ROTEIRO DE ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS EM CASA PELOS
ALUNOS, DEVIDO A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS. 3

Professora: Sonia Gloria de Oliveira Almeida
E-mail: sgloria@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: Geografia 3 ano Ensino Médio /2020


parte 1
Título As Diferentes Formas de Regionalizar o Mundo
HABILIDADES:
(EM13CHS201) Analisar e caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias
e do capital nos diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de
pessoas, grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos,
econômicos, sociais e culturais. (EM13CHS202) Analisar e avaliar os impactos das
tecnologias na estruturação e nas dinâmicas das sociedades contemporâneas (fluxos
populacionais, financeiros, de mercadorias, de informações, de valores éticos e
culturais etc.), bem como suas interferências nas decisões políticas, sociais,
ambientais, econômicas e culturais. (EM13CHS203) Contrapor os diversos
significados de território, fronteiras e vazio (espacial, temporal e cultural) em diferentes
sociedades, contextualizando e relativizando visões dualistas como
civilização/barbárie, nomadismo/sedentarismo e cidade/campo, entre outras
Atividade 1 (Revisao)
Leia o texto e responda as questões logo a seguir
A Regionalização do mundo
Na ciência geográfica o conceito de região está ligado à idéia de
diferenciação de áreas.
As regiões podem ser estabelecidas de acordo com critérios naturais,
abordando as diferenças de vegetação, clima, relevo, hidrografia, fauna e
etc., e sociocultural que corresponde à avaliação das condições sociais e
culturais que insere neste contexto o índice de desenvolvimento humano
para explicitar como vivem as pessoas em determinado lugar.
Para uma melhor análise dos dados e das diferenças existentes no
mundo, e para não generalizar as informações, faz-se necessário a
regionalização de áreas de abordagens, oferecendo várias vantagens
aos estudos geográficos.
A partir das considerações, em 1960, o mundo foi regionalizado e/ou
classificado em Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo.
A expressão Terceiro Mundo foi utilizada pela primeira vez pelo
economista Francê Alfred Sauvy, em 1952, ele construiu essa expressão
observando as desigualdades econômicas, sociais e políticas, verificou

que os países industrializados eram desenvolvidos, sua população vivia
melhor, enquanto os outros países enfrentam muitos problemas de
ordem econômica, sua população vivia em condição não muito
satisfatória.
Além de receber essas denominações o mundo foi regionalizado e/ou
classificado em países ricos e pobres ou centrais e periféricos; os ricos
(centrais) são países que estão no centro das decisões mundiais, são
desenvolvidos, industrializados, avançados tecnologicamente, com
economia estável, os países pobres (periféricos) são países
subdesenvolvidos, pouco industrializados, com produção primária,
dependente economicamente e de economia instável com grande
incidência de crises.
E por último o mundo pode ser regionalizado ou denominado de
desenvolvidos e subdesenvolvidos. Desenvolvidos são aqueles países
que além de ter um grande crescimento econômico e industrial, oferece
para seu cidadão uma boa qualidade de vida, como saúde, preocupação
com os idosos, acesso ao conhecimento, a cultura, segurança, boa renda
pra maioria da população etc., em contrapartida, os países
subdesenvolvidos possuem características inversas, como não oferece
boa condição de vida à sua população, economia dependente, grande
concentração de renda, educação deficiente assim como a saúde.
Em suma, pode-se constatar que não basta mudar as denominações,
pois as diferenças são sempre as mesmas, a classificação não
transforma suas características somente pela mudança de nomes:
desenvolvidos, ricos, centrais, subdesenvolvidos, pobres e periféricos,
pois as suas particularidades permanecem. Extraído do endereço abaixo
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/a-regionalizacao-mundo.htm
Responda:
1)Na ciência geográfica o conceito de região esta ligado ao quê?
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
2)Como as regiões podem ser estabelecidas?
______________________________________________________
______________________________________________________

______________________________________________________
______________________________________________________
_____________________________________________________
3) O que é necessário para obter uma melhor analise dos dados e
das diferenças existentes no mundo?
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________
_____________________________________________________
4)Porque em 1960 o mundo foi regionalizado em primeiro, segundo
e terceiro Mundo?
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________
5)Quais foram as outras denominações de regionalização o mundo
recebeu após 1960?
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________
6) Diferencie a regionalização centro/periferia
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________
7)Diferencie a regionalização Desenvolvido/Subdesenvolvido

______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________
_____________________________________________________
8)O que você pode concluir sobre este tema?
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane