Professor: Andreia dos Santos - Disciplina: Matemática Turma: 9º ano D
ROTEIRO DE ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS EM CASA PELOS ALUNOS, DEVIDO A
Professor: Andreia dos Santos
E-mail: santoscomba@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: Matemática Turma: 9º ano D
PRIMEIRA ATIVIDADE REFERENTE A SEMANA DO DIA 27/04 A 30/04
HABILIDADES: EF09MA02: Reconhecer um número irracional como um número real cuja
representação decimal é infinita e não periódica, e estimar a localização de alguns deles na reta
numérica.
COMPETÊNCIA: Necessidade dos números reais para medir qualquer segmento de reta; Número
irracionais para reconhecimento e localização de alguns na reta numérica.
Exercício de revisão
1. Defina número Racional e de exemplos?
2. Defina número Irracional e de exemplos?
3. Identifique nas alternativas a abaixo quais os números racionais e os que não são.
a) 3/1
b) 7/2
c) 8/2
d) √19
e) 21/7
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Diretoria de Ensino Região Suzano
Escola Estadual “CHOJIRO SEGAWA”
Rod. Índio Tibiriçá 13114, Suzano, SP, 08630-000- Tel.: 4742-6707 - Suzano - SP
4. Considere as frações e represente-as em números decimais e localize na reta numérica.
Exemplo: 0,5
½ = 1 : 2 = 0,5 0___________I___________1
a)1/3 =
b) 5/2 =
c)6/3 =
d) 10/4 =
e) 7/3 =
f) ¼ =
5. Identifique os números a seguir quais são irracionais:
a) 3,6055512754639…
b) 2,2360679774997…
c) 1,333333333333…
d) 2
e) 22/1
6) Escreva R para número racional e I para número irracional
a) ( ) 8
b) ( ) 3,172737…
c) ( ) -3,0100100001…
d) ( ) -5,411769
e) ( ) -3,222…
f) ( ) -3,24681012…
g) ( ) raiz de 7
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Rod. Índio Tibiriçá 13114, Suzano, SP, 08630-000- Tel.: 4742-6707 - Suzano - SP
h) ( ) 2,4111…
Se tiverem duvidas e só perguntar no grupo do WhatsApp no período da aula 9 ano D manhã
as atividades podem ser entregues via e-mail.
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HABILIDADES: EF09MA02: Reconhecer um número irracional como um número real cuja
representação decimal é infinita e não periódica, e estimar a localização de alguns deles na reta
numérica.
COMPETÊNCIA: Necessidade dos números reais para medir qualquer segmento de reta; Número
irracionais para reconhecimento e localização de alguns na reta numérica.
Exercício de revisão
1. Defina número Racional e de exemplos?
2. Defina número Irracional e de exemplos?
3. Identifique nas alternativas a abaixo quais os números racionais e os que não são.
a) 3/1
b) 7/2
c) 8/2
d) √19
e) 21/7
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4. Considere as frações e represente-as em números decimais e localize na reta numérica.
Exemplo: 0,5
½ = 1 : 2 = 0,5 0___________I___________1
a)1/3 =
b) 5/2 =
c)6/3 =
d) 10/4 =
e) 7/3 =
f) ¼ =
5. Identifique os números a seguir quais são irracionais:
a) 3,6055512754639…
b) 2,2360679774997…
c) 1,333333333333…
d) 2
e) 22/1
6) Escreva R para número racional e I para número irracional
a) ( ) 8
b) ( ) 3,172737…
c) ( ) -3,0100100001…
d) ( ) -5,411769
e) ( ) -3,222…
f) ( ) -3,24681012…
g) ( ) raiz de 7
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h) ( ) 2,4111…
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